quinta-feira, 20 de maio de 2010

ALIMENTOS CATABÓLICOS


Olá pessoal,
primeiro quero agradecer todos os comentários sobre nossa aula prática na Meta Real, isso nos dá incentivo para realizar outros eventos desse tipo. Aguardem!
Na palestra dessa semana “O papel das fibras”, falo da importância da ingestão dos alimentos CATABÓLICOS e ontem alguns alunos se interessaram mais pelo assunto, então resolvi explorá-lo aqui.
Primeiro vamos entender como funciona o metabolismo. Basicamente ele está dividido em duas partes que contém objetivos e resultados opostos, o anabolismo e o catabolismo.
As reações que acarretam o armazenamento de energia e construção de tecidos são conhecidas como ANABOLISMO. Neste processo, moléculas mais complexas são sintetizadas a partir de moléculas menos complexas. Um exemplo deste processo anabólico reside na síntese de proteínas dentro do tecido muscular a partir dos aminoácidos, e na formação de estoques de glicogênio por intermédio do agrupamento de moléculas de glicose. O anabolismo demanda para sua ocorrência a oferta de energia e substratos necessários às suas reações, sendo responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção dos diversos tecidos e órgãos presentes no organismo.
Em um pólo oposto temos o CATABOLISMO, onde o organismo irá desmembrar moléculas mais complexas para assim obter as moléculas mais simples, e por intermédio disto aumentar a disponibilidade de nutrientes ao organismo.
Como exemplo de catabolismo, temos o processo de digestão dos alimentos, onde o organismo realiza o “desmonte” dos nutrientes presentes nos alimentos em moléculas mais simples que serão posteriormente usadas pelo metabolismo.
O catabolismo também ocorre quando o organismo esta sem energia suficiente e busca obter esta por intermédio da destruição de seus próprios tecidos e reservas, acarretando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Daí a necessidade de comer de forma balanceada, equilibrada e em quantidade suficiente para um emagrecimento saudável.
Anabolismo e Catabolismo acontecem alternadamente no organismo, para aferirmos o resultado final destas reações teremos que analisar o balanço metabólico (quanto ingere e gasta de energia).
Os ALIMENTOS CATABÓLICOS, são ricos em fibras, ajudando a formar o bolo fecal. Além disso, exigem do organismo mais calorias para serem digeridos, favorecendo o emagrecimento.
É bom lembrar que não adianta abusar desses alimentos. Mantenha o balanceamento das refeições, coma na fome-física, mastigue bem e pare na saciedade.
Lembre-se VOCÊ É UMA POSSIBILIDADE!
Aqui está a lista de CATABÓLICOS que prometi:
ABOBRINHA, ABACAXI FRESCO, ACELGA, AGRIÃO, AIPO, ALCACHOFRA (FOLHAS E MIOLO), ALFACE, ALHO, ALHO-PORÓ, AMEIXA CRUA, AMORA, ASPARGO, BERINJELA, BRÓCOLIS, CEBOLA, CEBOLINHA, CENOURA, CHICÓRIA, COGUMELO, COUVE, COUVE-FLOR, ERVILHAS, ESPINAFRE, DAMASCO, FIGO, SALADA DE FRUTAS, LARANJA, LIMA (NÃO EM SUCO), LIMÃO (NÃO EM SUCO), MAÇÃ, MAMÃO, MELANCIA, MILHO VERDE, MORANGO, NABO, PEPINO, PÊRA, PÊSSEGO, PICLES EM VINAGRE, PIMENTÃO VERDE E VERMELHO, RABANETE, REPOLHO, TOMATE, SALSÃO.
Falei também dos alimentos termogênicos, que favorecem a queima de calorias e o emagrecimento (porém não fazem milagres, hein???).

A seguir, seguem alguns alimentos termogênicos que ajudam você a entrar em forma:
Pimenta Caiena (pimenta vermelha) e pimentões:: Aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo. 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Deve ser consumido três vezes ao dia. Eu adoro arroz branco co gengibre, no preparo ralo um pedaçõ de gengibre e deixo cozinhar junto, fica uma delícia.
Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).
Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.
Eu não gosto muito do sabor do chá, então tomo em cápsula...
Canela: Uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.
Guaraná em pó: Em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.

Falei também da ingestão de água gelada... o assunto é bastante controverso, porém quando se ingere água gelada, o corpo gasta energia para elevar a temperatura do mesmo. Claro que se você for basear seu emagrecimento só nisso, terá que se afogar...rsrsr para emagrecer alguns graminhas!
Alguns cálculos mostram que beber uma garrafa de 1 litro de água gelada faz consumir cerca de 50 calorias.
Gelada ou não, para o bom funcionamento intestinal recomendo de 6 a 8 copos de água!
Beijos,
Roseli Masi

2 comentários:

Maria disse...

RÔ, demais essas dicas, essa semana mesmo li uma reportagem sobre o gengibre e até comprei pra fazer chá, vou experimentar a dica do arroz branco.
beijos e até breve,
Maria

Carla disse...

Oi Rô muito legal essas dicas :)
Queria deixar aqui a dica do meu post sobre a palestra "Desvendando o disco alimentar". Tirei muitas fotos e postei num serviço chamada voicethread que possibilita comentário em áudio e texto sobre as fotos. Está lá no post
http://coisinhas-da-lua.blogspot.com/2010/05/oie.html se puder dê uma passadinha tá?
Beijocas